29/01/2008

O que está por trás de nós?




Sob a grande diversidade de formas de seres vivos esconde-se a unidade básica da vida: a CÉLULA! - é a nível celular que a unidade da vida é mais notável.


Todos os seres vivos, desde a mais microscópica bactéria até ao maior dos animais são constituídos por células.


No entanto, as células podem agrupar-se em duas grandes categorias:
  • Células Procarióticas: estrutura muito simples sem núcleo individualizado (nucléolo)


  • Células Eucarióticas: maiores dimensões; complexo sistema endomembranar (núcleo individualizado)

--> Células Animais



--> Células Vegetais




As células vegetais distiguem-se das células animais pelo facto de possuirem cloroplastos, parede celular e vacúolos de grandes dimensões. Já pelo contrário, as células animais possuem centríolos.

Apesar destas diferenças, todas as células possuem membrana plasmática, núcleo e citoplasma.




Só que há uma coisa que não nos podemos esquecer, embora a célula seja a unidade básica da vida, todos os seres vivos são únicos e diferentes!!!


24/01/2008

Planificação do 1º Período

Bem, partilhamos agora com vocês, por traços muito gerais, o "esquema-tipo" em que nos baseamos para organizar a Planificação do 1º Período.
(brevemente iremos expor informação mais detalhada)


14/01/2008

A Maravilha da Vida!

Deixamos agora um pequeno filme (adaptado por nós) que reflecte na perfeição tudo o que abordamos na apresentação final do 1º Período.

Esperemos que gostem!

O porquê deste tema...


Aqui deixamos algumas das razões que nos cativaram na escolha deste tema:


  • Tema bastante actual e que hoje em dia suscita bastante polémica a vários níveis, nomeadamente em termos éticos;

  • Possibilidade de um maior conhecimento de matérias e consequentemente o alargamento das nossas aprendizagens científicas;

  • Tema intimamente relacionado com a disciplina específica da nossa área, a Biologia, disciplina esta que sempre despertou em nós grande curiosidade e interesse;

  • Esperança de que o projecto que desenvolveremos ao longo do ano possa ser bastante útil para um futuro próximo, na medida em que pretendemos escolher um curso relacionado com esta área.


O nosso trabalho tem como principais objectivos, para além da criação deste blog, a realização de um dossier de projecto que irá reflectir toda a evolução do trabalho, a preparação de uma apresentação oral para toda a comunidade (onde iremos expor os conhecimentos adquiridos) e a realização de várias actividades experimentais (brevemente expostas no blog).


Bem-Vindos!!!

Olá a todos os que estão a visitar este blog pela primeira vez! Sejam bem-vindos!

Criamos este blog no âmbito da disciplina de Área de Projecto e como já devem ter percebido o nosso tema é "Manipulação da Vida".




Esta imagem é o nosso logotipo! Para além de representar o nosso próprio grupo reflecte, também, o tema do nosso projecto.


O objectivo da criação deste blog é não só criar um espaço que retrate a história e a evolução do nosso trabalho, mas também, uma fonte de informação útil para que cada um tenha uma participação activa no nosso projecto! Sim, construimos este espacinho na internet porque não queremos guardar a informação só para nós!


Por isso lembra-te que também tu podes estar envolvido neste projecto! E nós, claro, só temos que agradecer!


Participem e venham à descoberta da maravilha da VIDA!