11/04/2008

Engenharia Genética - a Engenharia do futuro!



A partir da década de 70 do século XX ocorreu uma verdadeira revolução biotecnológica. Ciência e Tecnologia, profundamente ligadas e interdependentes, têm fornecido importantes conhecimentos sobre a vida e, simultaneamente, começaram a manipulá--la. Abriram a molécula de DNA, extraíram genes, transplantaram-nos para outras células, multiplicaram alguns desse genes milhões e milhões de vezes e “criaram, em tubo de ensaio”, seres que não surgiram como resultado de milhões de anos de evolução.

A Engenharia Genética é então, hoje, uma área de investigação que revoluciona a nossa sociedade, retirando, analisando, e reorganizando o património genético dos seres vivos.
O objectivo da engenharia genética consiste em isolar e transferir genes, responsáveis pela produção de certas substâncias (por exemplo, as proteínas), para outros seres vivos que não produziam estas substâncias, de modo a serem funcionais nestes seres, ou seja, a Engenharia Genética permite manipular directamente os genes de determinados organismos com objectivos práticos.


É a engenharia genética que permite conhecer melhor algumas doenças humanas, oferece produtos sedutores à indústria e quer libertar a agricultura das suas dependências em relação aos adubos e aos pesticidas.


São várias as aplicações da Engenharia Genética e as técnicas utilizadas, como por exemplo, a Técnica do DNA Recombinante (rDNA), a Técnica do DNA Complementar (cDNA), as Impressões Digitais Genéticas (Fingerprint), o PCR, entre outras.

Sem comentários: