03/04/2008

DNA, A Molécula da Vida!

DNA - Ácido Desoxirribonucleico

Olá a todos! Hoje vamos falar sobre a estrutura e composição do DNA...


O DNA contém a "informação" que coordena o desenvolvimento e funcionamento dos organismos vivos. É, então, o suporte universal da informação genética controlando a actividade celular. Este ácido nucleico é, também, responsável por toda a informação hereditária que passa de geração em geração e faz parte da constituição de todas as nossas células.

Tal como todos os ácidos nucleicos, no DNA identificam-se três constituintes fundamentais:



  • Grupo fosfato: Ácido fosfórico

  • Pentose: Desoxirribose ( C5H10O4)

  • Bases Azotadas:

- Bases de anel duplo - Adenina (A) e Guanina (G)


- Bases de anel simples - Timina (T) e Citosina (C)





Existem 4 tipos de nucleótidos, consoante a base azotada que entra na sua constituição.

Os nucleótidos podem unir-se por reacções de condensação, formando cadeias polinucleotídicas. Cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3’ da pentose do último nucleótido da cadeia, repetindo-se o processo na direcção 5’ → 3’.






O DNA é uma longa molécula em forma de dupla hélice. As duas cadeias dispõem-se em sentidos inversos, daí a sua designação: cadeias anti-paralelas.



As bandas laterais da hélice são formadas por moléculas de fosfato, que alternam com moléculas de desoxirribose. Enquanto, a parte central é constituída por pares de bases ligadas entre si por pontes de hidrogénio. Contudo, estas ligações obdecem a uma certa especificidade.



A especificidade de ligações de hidrogénio entre as bases é designada por complementaridade das bases. Esta complementariedade comprende que a Adenina se liga apenas à Timina (ligação dupla) e que a Guanina se liga apenas à Citosina (ligação tripla).





Esperamos que tenham aprendido mais um pouquinho sobre esta maravilhosa molécula que é o DNA...

Até à próxima...!

6 comentários:

Nuno Correia disse...

Na postagem anterior, “obriguei” os meus alunos a consultarem o vosso blog e depois coloquei questões nas aulas. Agora vou fazer o mesmo. Eles estão a gostar, destes meus “trabalhos de casa”. Eu confesso, que também estou a gostar. Informação simples, correcta e objectiva. Continuem.
Nuno C

Anónimo disse...

Eu não acho que o DNA seja a molécula da vida, pois ele não determina a existência de um ser vivo, outros componentes atuam para que exista vida e como o DNA são importantíssimos.

Anónimo disse...

eu acho que essa menina que falou que o DNA não é a molécula da vida não tem mais o que fazer.

Anónimo disse...

Eu acho que a menina que falou primeiro ta muito é certa , tou contigo Anonimo .!!!
F.R

Anónimo disse...

Valeu pelo apoio. Acho que vou ganhar o prêmio Nobel... Votem em mimm
(Anônimo do primeiro comentário)

Maria Antonieta disse...

Sr. Nuno Correia, acho que como um bom professor, não deve incentivar os seus alunos a usarem esse tipo de fonte... POR ISSO QUE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE.